Não é o fim da doença, mas é um “quase lá”. Com pouco mais de 13 mil moradores, General Carneiro ganha destaque novamente na imprensa local e regional, não apenas por ser a cidade mais fria estado do Paraná -, mas por praticamente tornar a Covid-19, um capítulo para trás.
A notícia de que o município conquistou o desafio de zerar o número de casos suspeitos, foi compartilhada pelo vice-prefeito, Célio Luiz Garbin. Para ele, o resultado é fruto da dedicação dos fiscais, aliada à colaboração da comunidade e finalmente, à vacinação. Aliás, neste ponto, General Carneiro também saiu na frente. Diferente das demais cidades da região, a cidade já está vacinando as pessoas que tem 25 anos ou mais. A média regional neste momento, é de que o medicamento seja aplicado para quem está em faixas etárias acima, na casa dos 30 aos 36 anos.
“Não podemos deixar de seguir as instruções que nos são repassadas. Claro, temos que seguir as instruções das equipes de Saúde, mas isso mostra que estamos trabalhando bem, estamos no caminho certo”, disse Garbin. Em áudio compartilhado com a imprensa, o vice-prefeito lamentou as 40 mortes causadas pelo novo coronavírus, mas pediu que as pessoas “sigam em frente”. “Coloquem Deus no coração, sabemos que é difícil seguir. Não é fácil falar que zeramos e ver o que passamos, mas a vida segue e tem que ser assim”.
VACINAÇÃO
Neste ponto, General Carneiro se destaca e fica acima da média nacional quando comparada com cidades de mesmo porte. Até o momento, mais da metade da população já recebeu a primeira dose da vacina (6126) e quase duas mil pessoas (1820), receberam a segunda dose.
BOLETIM
Dados divulgados na data de hoje, pelo Boletim diário da Covid, mostram que a cidade não possui casos ativos, tendo apenas dois suspeitos e quatro monitorados.
General Carneiro