O mês de setembro foi dinâmico para os profissionais da educação de General Carneiro. Por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Prefeitura de General Carneiro proporcionou momentos únicos de aprendizagem, através de capacitações e oficinas para os professores do município.
Na última quinta-feira (14), as professoras dos terceiros e quartos anos participaram da oficina de Educação Lúdica, ministrada pelo professor Ricardo Hirt e que abordou novas práticas e métodos de ensino aprendizagem através de estratégias de gamificação e de brincadeiras.
Na sexta (15), as profissionais do Ensino Infantil também receberam a oficina, com práticas voltadas à faixa etária, e que também englobam os processos de assimilação dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula. “Foi muito divertido. Vimos que as professoras interagiram muito durante a oficina. Os comentários foram super positivos e sabemos que com esses momentos, novas sementes são plantadas para dar frutos à nossa educação”, comenta a secretária de Educação, Maria Salete Volenkevicz.
GESTÃO ESCOLAR: A Prefeitura também proporcionou uma oficina de Gestão e Liderança para as diretoras e pedagogas. Em 2022, ocorreu a primeira eleição para o cargo após a aprovação da lei 1814/2022, que estabelece as diretrizes para o exercício da atividade, como formação, remuneração e carga horária.
Até então, as Diretoras seguem sendo capacitadas sobre tópicos de liderança e gestão escolas. No início do ano, as profissionais também foram instruídas sobre ‘Liderança transformadora em um ambiente que transforma’.
ATENÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: Por meio da formação continuada da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, os professores estão participando de uma série de oficinas voltadas para a educação especial. Nesta quarta-feira (22), as oficinas pedagógicas colaborativas discutiram o planejamento de aulas para o público da educação especial com a perspectiva da inclusão (autismo e síndromes).
As oficinas foram ministradas pelo professor Ivanildo Sachinski e pela professora Sandra Salete de Camargo Silva, que abordaram o planejamento, metodologias e adaptações curriculares.
Segundo o prefeito, Joel Ferreira: “Conversamos muito com o vice-prefeito, Celio Garbin, e com a secretária, Maria Salete, sobre a importância das capacitações. As mudanças dentro da escola acontecem muito rápido, cada vez mais os nossos professores se deparam com a necessidade de mais aprimoramento para satisfazer as necessidades dos alunos. Estamos conscientes que o estudo e formações são fundamentais para a atualização dos profissionais”.
INVESTIMENTOS PRÓPRIOS: Tanto as oficinas de Educação Lúdica e Gestão, quanto a formação continuada em Educação Especial, são investimentos próprios da Prefeitura de General Carneiro. O diálogo constante com a Secretaria Municipal de Educação e o levantamento das principais necessidades das Escolas e CMEIs trazem mais assertividade nos investimentos em formações e objetivam melhorar cada vez mais o ensino municipal.
General Carneiro