Na sexta-feira (29), a Prefeitura de General Carneiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou uma capacitação para a classe artística do município. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu os fazedores de cultura do município para compreender mais sobre a Lei Paulo Gustavo e sobre a elaboração de projetos para editais da cultura.
A Lei Paulo Gustavo, aprovada em 2022, tem como objetivo ações destinadas ao setor cultural após a pandemia do COVID-19. Os recursos financeiros são oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Os recursos da Lei são destinados diretamente para Estados e Municípios, que são os órgãos responsáveis para o repasse direto aos artistas.
Durante o ano de 2022 e 2023, o Conselho Municipal de Cultura de General Carneiro realizou um mapeamento cultural em busca de artistas e fazedores de cultura do município. Qualquer artista pode se manifestar através do formulário de Mapeamento e Cadastro de Instituições, Empresas, Indivíduos e Comunidades que desenvolvam Expressões Culturais.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também está com a Consulta Pública: Lei Paulo Gustavo aberta até o dia 05 de outubro (quinta-feira) para interessados da Sociedade Civil participarem da elaboração e implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de General Carneiro.
Estiveram presentes nas capacitações a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Salete Volenkevicz, junto com a equipe técnica da Secretaria, o secretário de Administração e Planejamento, Celio Luiz Garbin, membros do Conselho Municipal de Cultura e fazedores de cultura de General Carneiro.
General Carneiro