Secretaria de Assistência Social promove evento alusivo ao Dia Nacional do Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Administração - Quarta-feira, 18 de Maio de 2022


Secretaria de Assistência Social promove evento alusivo ao Dia Nacional do Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na manhã desta quarta-feira (18), ocorreu o evento alusivo ao Dia Nacional do Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha da data refere-se há um crime bárbaro que chorou o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”, nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, estuprada e morte por jovens de classe média alta e que, até hoje, permanecem impunes. O intuito da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

Para a Secretaria Municipal de Assistência Social, a data não é apenas um dia para ser relembrado, mas sim momento de tomar medidas práticas para reforçar a segurança de crianças e adolescentes. Assim, o evento ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reunindo a equipe da saúde e professores para capacitar os profissionais, de forma a identificar e tomar medidas cabíveis para situações de violência e exploração sexual.

Estiveram presentes no evento o prefeito, Joel Martins Ferreira, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janete Weber Ferreira, o juiz Carlos Mattioli, a vereadora Sandra Scheibe, secretária de Educação e Cultura, Maria Salete, a técnica de enfermagem, a coordenadora de vacinação, Leandra, representando a secretária de Saúde, Rosivani Faion, a assistente social, representante do Ministério Público e membro da Comissão Regional de Enfrentamento às violências, Michele Tesluk e a coordenadora Eloize Albino.

O prefeito Joel ressaltou que: “É muito importante termos datas como essa. Vejo que quanto mais atividades, mais esclarecimentos, mais treinamentos nós temos, só assim podemos identificar esses problemas. Nós somos leigos, e muitas vezes passamos perto de situações e não conseguimos identificá-las. Então acredito que essa capacitação, esse trabalho que está sendo feito é maravilhoso para que cada vez mais possamos ter uma assistência para esse público que precisam de ajuda”.

O ponto alto da manhã foi a palestra com a representante do Ministério Público, Michele Tesluk, com a temática “O conceito da violência e sinais físicos e psicológicos a serem observados”, abordando temáticas como a perpetuação da violência no ambiente familiar, índices de violência em crianças e adolescentes, cibercrimes e uso consciente das redes sociais, sinais de violência física e violência sexual, além de formas de ouvir as vítimas e realizar os encaminhamentos legais.

O evento também contou com a apresentação artística das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que consistiu na apresentação de duas peças musicais, ensaiadas pelo professor Saimon.

Como finalização da manhã, lançou-se o Protocolo de Intersetorial de Atendimento de Pessoas em Situação de Violência Sexual, sendo exposto o fluxograma dos atendimentos.

A secretária de Assistência Social, Janete Weber, reforça os agradecimentos a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social pelos esforços que tornaram possível a realização do evento.

Confira mais fotos:

Prefeitura Municipal


General Carneiro