Nesta semana, o projeto municipal intitulado “Elas por Elas” deu início nas quatro Escolas Estaduais de General Carneiro. O trabalho é realizado pela Prefeitura de General Carneiro através da parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde. O projeto surgiu com o objetivo de ampliar a divulgação e conscientização por meio de palestras direcionadas a prevenção da gravidez na adolescência e o ciclo menstrual, sendo notável a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que se tenha plena capacidade de cuidar de seu ciclo menstrual.
Para a secretária de Assistência Social, Janete Weber: “É muito importante conscientizarmos nossas meninas sobre essa temática e mostrar para todas elas que não estão sozinhas. Estamos aqui para dar esse suporte e, com a doação dos absorventes, buscamos melhorar a qualidade desse período”.
A coordenadora da Assistência Social, Eloize Albino, junto com a secretária Janete e a enfermeira Bianca, estiveram dialogando com as alunas das Escolas Estaduais Pedro Araújo Neto, Izelina Daldin Gaiovicz, Ana Boico Olinquevicz e São Francisco de Assis. A abordagem envolveu temáticas relacionadas ao ciclo menstrual, prevenção de DSTs e gravidez na adolescência.
Para cada aluna, foi entregue um kit contendo 06 absorventes e uma cartilha informativa. As adolescentes participantes dos programas socioassistenciais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (S.C.F.V) e Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) também receberam o kit. Cada kit contém 06 absorventes, amparando as adolescentes por um período de três meses. A previsão é que mais kits sejam distribuídos após esse tempo, abordando outras temáticas da saúde da mulher.
A aquisição dos absorventes ocorreu com os recursos da Secretaria Municipal de Saúde, em decorrência do desconforto do período menstrual e mesmo da falta de acesso a absorventes em famílias em vulnerabilidade social. No total, mais de 2000 pacotes de absorventes foram entregues. A intenção do programa é atender as 350 adolescentes da rede Estadual de ensino. General Carneiro, a partir deste projeto, terá jovens orientadas e protegidas.
Confira mais fotos:
General Carneiro