Na manhã da última sexta-feira (21), reuniram-se, no Centro de Múltiplo Uso de General Carneiro, comerciantes e produtores locais junto com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, abordando informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal. O momento também contou com a participação da equipe da Vigilância Sanitária.
A temática do encontro foi abordar sobre o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal Municipal (SIM), apresentando a importância da regularização junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Agronegócio e Meio Ambiente. O momento reuniu autoridades, profissionais da Secretaria, Vigilância Sanitária e produtores locais.
A data também contou com a fala do assessor Silvio Antônio Diehl, que assessora a Secretaria com o Serviço de Inspeção Municipal, acesso ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). “ Quero parabenizar a administração e os servidores pelos trabalhos que estão fazendo buscando os caminhos legais para a comercialização dos produtos. Tanto a formalidade legal quanto legislação estão cumpridas, faltando apenas as questões documentais das empresas com os setores ”
Segundo o secretário de Agricultura, Danilo: “ Ficamos muito felizes pela assessoria do seu Silvio. Agradeço aos esforços da gestão municipal para a contratação deste serviço que auxilia nossos produtores ”.
Durante o encontro, o médico veterinário Deivin Júlio Correia esteve apresentando as questões legais que envolvem o Sistema de Inspeção e os trabalhos que vem desenvolvendo junto aos produtores do município. No momento, também se apresentou o Plano Municipal e o Cronograma dos Serviços realizados, que foi aprovado durante o evento.
Além do Serviço de Inspeção, abordou-se sobre os temas Educação Sanitária e Segurança Alimentar. A enfermeira Mariellen Dacheri e a coordenadora de Vigilância Sanitária, Juliana Stringhi, apresentaram os trabalhos que são realizados pela Vigilância. A equipe abordou sobre quais setores são inspecionados pelo departamento e como funciona ela funciona. A enfermeira Mariellen reforça: “ Estamos vendo que, hoje em dia, o comércio entende melhor a importância do nosso trabalho. Agradecemos por sempre nos receberem de portas abertas”.
Durante a semana, a Secretaria também esteve realizando, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ações referentes à Saúde Alimentar. As ações envolveram orientações sobre a segurança alimentar, alimentos saudáveis e o envolvimento da agricultura na produção de bons alimentos para consumo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura: “ A transformação dos sistemas agroalimentares é fundamental para que possamos honrar o nosso compromisso de não deixar ninguém para trás e proporcionar melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor para todos”.
General Carneiro