No dia 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e as escolas municipais de campo e urbanas de General Carneiro desenvolveram ações e atividades relacionadas à data. O objetivo dessas atividades é promover o conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas.
O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. Atualmente, quase 50 alunos público-alvo da Educação Especial estão matriculados na rede regular municipal de ensino de General Carneiro. Eles estudam na sala de aula no turno comum e são atendidos nas salas de recursos multifuncionais no contraturno.
Nas salas de recursos multifuncionais, são oferecidas diversas formas funcionais, e cada criança é recebida com afeto, carinho e segurança. O atendimento acontece a fim de complementar e suplementar o processo de escolarização, com atividades utilizando recursos pedagógicos e equipamentos necessários que reforçam as aulas da sala regular.
O município conta com três Salas de Recursos Multifuncionais, duas que atendem no período vespertino e uma que atende no período da manhã. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
General Carneiro