GENERAL CARNEIRO ABRE AS PORTAS PARA O PROJETO HF NO MUNICÍPIO

Administração - Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018


GENERAL CARNEIRO ABRE AS PORTAS PARA O PROJETO HF NO MUNICÍPIO

O Evento realizado no último dia 08 de agosto no SESC/SENAC em União da Vitória – PR reuniu produtores egressos e demais interessados em participar do projeto HF – Hortifruticultura Vale do Iguaçu, idealizado em parceria entre a Emater, Prefeituras Municipais, comerciantes e os agricultores da região.

O projeto desenvolvido pela Emater sob a coordenação do Sr. Dr. José Eustáquio Pereira, chega em sua terceira etapa, que, de forma sucinta prevê o fomento da venda direta dos agricultores familiares da região e filiados aos supermercados e fruteiras da região. O objetivo deste projeto é garantir que os alimentos produzidos em nossa região, sejam disponibilizados aos comerciantes e aos consumidores finais locais, com alta qualidade e segurança alimentar, possibilitando que toda a cadeia produtiva da região seja fortalecida. O sistema submetido aos comerciantes atualmente faz com que tenham que buscar esses alimentos em longas distâncias, como nos atacadistas e atravessadores em cidades como na região metropolitana de Curitiba no estado do Paraná. A logística de transporte e produção impacta nos preços dos produtos, além de aumentar as perdas e, colaborar com a redução da qualidade pelo maior período de exposição pós-colheita.

Através deste projeto evitamos o transporte e a re-importação dos produtos, muito dos quais produzidos na região. Como conseqüência direta, temos a redução nas perdas pós-colheita, aumento na geração de renda e conseqüentemente potencialização das economias de todos os municípios. Além desses benefícios esse projeto também tem impacto direto na qualidade de vida dos produtores familiares, apresentando alternativas na fonte renda familiar, contribuindo assim, para a permanência do homem no campo. Outros benefícios aos produtores rurais participantes é o acesso à assistência técnica e aperfeiçoamento profissional, bem como incentivos a produção de alimentos naturais seguros e de alta qualidade.

A terceira etapa do projeto funciona para agregar mais produtores familiares regionais ao projeto, através da troca de experiência entre os produtores que participam desde seu início. Vários assuntos ainda estão em fase de desenvolvimento, tais como exigências de rotulagem, qualidade da água, boas práticas de produção, fabricação, transporte e acondicionamento dos produtos.

Em seqüência o município de General Carneiro no último dia 22 de Agosto, acreditando no enorme potencial e viabilidade econômica e social em nossa região, formou o grupo Gestor municipal do projeto HF. O grupo é formado pelas Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comercio, Educação, Saúde; além da Emater e produtores locais, com o objetivo de fomentar a produção e consumo dos produtos produzidos na região.  Atualmente, o município já conta com três produtores inseridos desde o início no programa, a produtora de morangos em cultivo protegido Izaura Gaiovicz e os produtores de ovos coloniais, André Zamulak e Deize Menegasso.

Em total apoio para a ampliação do projeto HF – Vale do Iguaçu no Município, a Prefeitura Municipal, Secretarias e EMATER, gostariam de convidar a todos os produtores e comerciantes locais, para reunião no próximo dia 11 de setembro de 2018, das 9:00 horas às 15:00 horas. No período matutino as orientações serão direcionadas para os mercados e comércios locais; no período vespertino, as orientações serão voltadas para produtores familiares interessados em participar do projeto. O evento será no Centro Multiplouso na praça Quindrade Gaiovicz.

Produtores de General Carneiro participando do evento Hortifruticultura – União da Vitória, 08/08/2018.

Prefeitura Municipal


General Carneiro