É possível aproveitar boa parte do lixo diário por meio da reciclagem.
A Prefeitura de General Carneiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva.
A coleta seletiva e reciclagem do lixo urbano envolvendo a sociedade como um todo, incluindo a sociedade civil organizada, instituições públicas municipais, passou a ser obrigatória com a aprovação, previsto na lei 12305/10; decreto N.º 7.404, de 23 de dezembro de 2010 que dispõe sobre a coleta seletiva e reciclagem do lixo em General Carneiro.
O objetivo da lei é classificar e aproveitar os resíduos urbanos (lixo) de forma organizada, reduzindo custos e danos ambientais.
A campanha orienta no sentido de que é possível reaproveitar boa parte do lixo por meio da reciclagem, principalmente de papel, papelão, garrafas, latas, plásticos, copos e metal.
Outros resíduos, como o lixo de cozinha, composto por cascas, sementes e restos de comida podem ser destinados à compostagem, enquanto o lixo de banheiro, incluindo fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico e lixo sujo serão destinados corretamente.
O diretor Municipal do Meio Ambiente, Elair Nicolaico, ainda comentou que devido ao alto índice de focos do mosquito Aedes Aegypti (dengue) encontrados no município no último semestre, fica estabelecido no prazo de 60 (sessenta) dias para a regularização dos cestos de coleta. A partir do prazo estipulado não serão aceitos recipientes como: tambores, latas, baldes e similares que acumulem ou retenham água da chuva, conforme Lei Municipal N.º 1556/2019.
A campanha ainda contou com o apoio de todas as Secretarias Municipais.
General Carneiro