General Carneiro, quarta-feira, 03 de julho de 2024 Telefone (42) 98882-9215

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00

Terç

Administração - Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

Notícias por Categoria

Professores da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação para iniciar segundo semestre.

Nesta quinta-feira (20), os professores da Rede Municipal de Ensino foram capacitados para o início do segundo semestre do ano letivo de 2023. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu professoras do município, escolas do campo, auxiliares de serviços diversos para receber as orientações e equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O momento de abertura contou com as boas-vindas da secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, da presidente da Câmara de Vereadores, professora Sandra Scheibe e do vice-prefeito Celio Garbin.

“Nos últimos anos, tivemos melhorias significativas para as escolas e para os professores, como o aumento do piso salarial, bonificação para os professores do campo, formações continuadas, aquisição de materiais, renovação da frota e principalmente, a construção da nova Escola Municipal com 12 salas de aula, que será a maior da nossa cidade. São várias ações da Prefeitura voltadas para a educação e que somam para o desenvolvimento de General Carneiro” , comenta o vice-prefeito.

Pela manhã, a cooperativa SICOOB abordou sobre a gestão de pessoas e alunos dentro do espaço escolar, vivência no espaço, comunicação, empatia e sobre a importância do cooperativismo de todos os colaboradores que se fazem presente no espaço. A palestra foi ministrada pela Supervisora da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Paula Souza Saraiva, que também apontou sobre o papel social da cooperativa junto com a educação municipal.

A professora Drª Kelen dos Santos Junges esteve presente falando sobre Educação Inclusiva em uma perspectiva colaborativa. A palestra é o início de uma formação continuada na área da educação especial, e também abordou as diferentes metodologias de ensino e a análise crítica de acordo com o planejamento escolar e realidade da sala de aula.

As auxiliares de Serviços Diversos também receberam orientações para o início do semestre. As profissionais tiveram as suas demandas ouvidas, além de orientações repassadas pela nutricionista Marina e pela coordenadora de Merenda Escolar, Kátia.

Professores são capacitados em General Carneiro. Foto: PMGC

Pela tarde, as psicólogas Eduarda Lopedote e Alessandra Weisshaar apresentaram a Rede de Proteção de Combate às Violências, explicando os procedimentos que envolvem a escola, o que fazer em caso de denúncia e os próximos trabalhos que são realizados pela equipe. “É um conhecimento que devemos ter dentro da escola, para que saibamos acolher nossas crianças de forma respeitosa e psicologicamente correta”, comenta a secretária Maria Salete. As auxiliares de Serviços Diversos também receberam as orientações pela manhã.

Os novos professores de artes e educação física receberam as boas-vindas e orientações sobre a atuação em sala de aula. É a primeira vez que o município possui contratação dentro da área para a atuação das disciplinas no Ensino Fundamental. Para o vice-prefeito: “Essa é a realização de um grande pedido da Secretaria de Educação, pois pela primeira vez as aulas de artes de educação física terão profissionais especializados para atuar com as crianças”.

Durante o dia, o evento contou com apresentações que reforçam o crescimento cultural do município. O aluno do campo, Davi, fez sua bela apresentação tocando gaita. De forma autodidata, Davi aprendeu mais de 40 músicas e reforça o potencial artístico e musical de General Carneiro. O coral Minha Canção, apoiado pela Prefeitura de General Carneiro e regido pelo maestro Saimon, emocionou os participantes. A secretária Maria Salete reforça: “ É a realização de um sonho de muitos anos, ver nossas crianças trazendo a beleza e a emoção da arte”.

O dia se encerrou com muitas aprendizagens, reflexões e diálogos que fortalecem a educação municipal e o processo de aprendizagem dos alunos.

*Todas as fotos estarão disponíveis até o dia 22/07 devido à manutenção.