Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

General Carneiro, sábado, 23 de novembro de 2024 Telefone (42) 98882-9215

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 08 de Março de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Agricultura acompanha unidade de referência em Erva Mate em General Carneiro

Secretaria de Agricultura acompanha unidade de referência em Erva Mate em General Carneiro


Secretaria de Agricultura acompanha unidade de referência em Erva Mate em General Carneiro

Recentemente a Secretaria de Agricultura, Emater, empresas parceiras, tiveram na propriedade do Sr. Jaime Jose Magniski, para acompanhar e proceder ao andamento do projeto de pesquisa em erva mate no município de General Carneiro – PR.

A unidade de referência foi criada no ano 2017, com o objetivo de avaliar a resposta na produção de erva mate em comparação de três (3) diferentes alternativas de adubação, sendo elas, adubação química, adubação orgânica e adubação organomineral e área de testemunhas.

O trabalho piloto, foi iniciado após a colheita da área, que recebeu adição de calcário com objetivo de elevar o pH do solo e principalmente aumentar o fornecimento e a disponibilidade de cálcio (Ca) e magnésio (Mg), para favorecer o desenvolvimento de seu sistema radicular.

Após o talhão amostral foi dividido em quatro (4) parcelas para comparar as diferentes formulações de adubação com a área testemunha, ou seja, sem receber a adição de fertilizantes. As adubações ocorrem em dois períodos, entre os meses de agosto/setembro e entre fevereiro/março, seguindo as recomendações técnicas. A colheita está projetada para ser realizada em novembro, período que o erval atingirá 24 meses, para avaliar a resposta de produtividade e custo dos diferentes tratamentos submetidos a cultura.

Infelizmente a cultura de erva mate ainda tem seu potencial de produção pouco explorado, onde, baseado em um sistema extrativista, traduz em baixos índices de produtividade por área. Com os resultados deste trabalho realizado na região, temos a possibilidade de fazer análise prática da viabilidade econômica (liquidez) para o produtor em comparação entre o custo da adubação e a produtividade obtida. Para isso, está projetado para último semestre do ano a realização de dia de campo com os demais produtores de erva mate, para apresentação dos resultados e propagação das novas tecnologias e manejo do cultivo da erva mate.

Segundo os dados da pesquisa a área em estudo do proprietário Sr. Jaime Maguelniski, o popular (Dodo), teve um aumento na sua produção por hectares, com as praticas de aplicação de calcário e de adubação, teve aumento na produção da Erva-mate, com intervalo de colheita de 24 meses, dois anos entre colheitas, saltou de 7.300 Kg/ha. Para 14.000 Kg/ha.

10 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/11/2024

Portal atualizado em: 21/11/2024 16:21:21

Prefeitura Municipal de General Carneiro - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.