General Carneiro, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (42) 98882-9215

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00

Administração - Terça-feira, 18 de Junho de 2019

Notícias por Categoria

Prefeitura de General Carneiro apresenta Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Ocorreu na quarta-feira (12), no auditório do Legislativo Municipal a audiência pública para apresentação da versão preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gustavo Greselle abriu as atividades explanando sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Não basta somente descartar os resíduos produzidos no lixo para deposição em aterro. Hoje devemos trabalhar de uma forma integrada, com a conscientização e corresponsabilidade nas atividades do nosso dia a dia, visando destinar corretamente os resíduos produzidos, promovendo a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente”, comentou.

A audiência foi ministrada pelo engenheiro ambiental Guilherme, que apresentou o plano de gerenciamento municipal de resíduos sólidos, que consiste basicamente no diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no município, como a origem, volume produzidos, características dos resíduos e a forma de destinação e disposição final. Além disso, com a implantação do plano e a valorização dos resíduos sólidos, buscamos encontrar mecanismos de geração de emprego e renda, gerando benefícios na área econômica, social e ambiental. Desta forma, o plano é um avanço para o município, tratando com prioridade o tema de tamanha responsabilidade nos dias atuais.

Elaborado conforme as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, criada pela Lei nº. 12.305, de 02 de agosto de 2010, o PMGIRS constitui o relatório contendo o diagnóstico e prognóstico do sistema de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos gerados no município de General Carneiro.

No município de General Carneiro tem sua população concentrada predominantemente na área urbana, gerando grande volume de resíduos, o que impõem uma série de desafios a gestão municipal em oferecer a destinação ambientalmente adequada dos materiais. “Temos que enaltecer o esforço da atual administração. Porém, é preciso a contribuição de toda a população, enaltecendo a importância de uma simples atitude de separar os resíduos em suas residências, proporciona a toda a sociedade e ao meio ambiente”.

A gestão municipal vem trabalhando as questões ambientais de nossa sociedade visando a não geração, redução, reaproveitamento ou reutilização  e o descarte ambientalmente adequado, desenvolvendo trabalho nos colégios através da conscientização ambiental  das crianças e adolescentes, realizando hortas, compostagem, palestra sobre a importância da coleta seletiva,  melhorias na infraestrutura da associação e  do aterro sanitário, buscando incremento na qualidade de vida de toda população e do meio ambiente.

O prefeito Luis Otávio Saraiva-Gaúcho enfatizou a importância deste momento para o futuro do município. “Parabenizo a equipe da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente pelo excelente trabalho realizado na elaboração desse plano, que com certeza é um marco para nossa cidade. A gestão dos resíduos sólidos é um grande desafio a todos nós, no que fazer com os resíduos? Mas precisamos enfrentar e trabalharmos todos os dias de modo integrado, unidos, para garantir o bem estar às futuras gerações e sustentabilidade do meio ambiente.  Esse será um grande legado para o município de General Carneiro”, declarou Gaúcho.